sexta-feira

Seguindo a direção da nuvem

Desde os mais remotos tempos ainda na pessoa de Abrão, Deus tinha um propósito de eleger um povo, cuidar, dirigir e através deste, abençoar todas as nações.
Quando Israel saiu do Egito alguns não conheciam de perto Jeová como único Deus, apenas através de contos, foi neste contexto que Deus quis se revelar de forma pessoal, e através de milagres sobrenaturais o povo viesse crer e confiar no Deus dos seus pais. Em sua soberania Deus conduziu o povo pelo deserto durante 40 anos; Para ensiná-lo a depender exclusivamente Dele. Tudo começou no deserto de Cades-Baneia um deserto que fazia divisa, ao norte, com a palestina, ao oriente com o vale da Arabá, ao Sul com as montanhas do Sinai e ao ocidente com o mediterrâneo. No contexto de total dependência o povo precisava de uma coisa. Confiar e a depender. Teocracia, governo de Deus.
No deserto não existe caminhos traçados, para o povo não andar ao ermo Deus os dirigia durante a noite com a coluna de fogo e durante o dia com a presença da nuvem.
Deserto é sinônimo de terra seca, sol escaldante, areia movediça, temperatura oscilante.
Algumas plantas e animais existentes são caracteriscos, serpentes e insetos
venenosos e alguns só aparecem à noite.
A coluna de fogo servia para iluminar e aquecer todo acampamento, livrando os das serpentes e insetos venenosos e do frio para que pudessem caminhar durante a noite.
A nuvem sobre o povo protegia-o do sol e enquanto estava parada o povo estava acampado, mas logo que a nuvem se movimentasse o povo ouvia o toque da trombeta alertando e entendiam que a ordem era para prosseguir.
Vejo em nossos dias a necessidade da Igreja está em total dependência com Cristo. Em relação a tudo que venhamos a fazer. Que nossas decisões, estejam centradas no coração de Cristo. Vejo com muita cautela decisões tomadas por cristãos sem nenhuma dependência de Deus. A ordem de Javé era única e determinante: se a nuvem andar andem se a nuvem parar pare! Quantos estão fazendo o contrario a nuvem andando e muitos parados! Quando isso acontece às conseqüências são desastrosas.
O próprio Cristo nos adverte: “sem mim nada podeis fazer.”.
Estamos vivendo uma época em que a dependência de Deus está fora de moda, todos querem ser dono de seus destinos, traçar seus próprios caminhos. Deus tem sido retirado do centro e o que tem prevalecido é o antropocentrismo, consequentemente uma visão humanista.
Disse Paulo: ou não sabeis vós que o vosso corpo e´ morada do Espírito Santos que habita em vós!! I Co 6.19, pois na antiga aliança Javé ficava por, fora hoje na nova dispensação (Graça) está dentro de nós nos orientando e dirigindo para não errar o alvo.
Caro leitor. Fique atento a duas coisas! O ouvir do toque e o olhar na nuvem! Mesmo que a nuvem esteja em direção ao deserto acompanhe a nuvem, pois o melhor lugar para estarmos é o centro da vontade de Deus! A Nuvem levou o pai da Fé para o deserto, mas aonde a Abraão colocava seus pés a terra era sua! Aleluia! Existem muitos que já perderam a nuvem de vista! Pois a mesma andou eles ficaram para trás. Não importa se a nuvem parou um ano ou de sete anos ou dez, se ela parou fique, desarrume a tenda e as malas, pois Deus é
Jeová Jerê e Ele cuidará de ti!
Ninguém pode confiar em alguém sem antes conhecê-lo.
Estão procure conhecer seu Deus mais de perto!

3 comentários:

  1. hoje nós seguimos essa nuvem, pois ela é a palavra do evangelho, é nela que cristo esta, o fogo que ilumina a noite, é o espirito santo que nos livra e nos limpa do pecado.
    nós continuamos seguindo a nuvem de dia, e seguimos no fogo do espirito.
    jesus disse: sem mim nada podeis fazer, é verdade se o espirito de Jesus não vamos a lugar nenhum porque ele é o guia das nossas respostas.
    o deserto de hoje, é o mundo do pecado onde habita todo tipo de gente com o espirito do mal, mas Deus nos livra de todos eles através da palavra, ou seja, da ( nuvem). Jesus vem na nuvem da palavra, e fala conosco por meio do fogo do espirito santo.

    ResponderExcluir
  2. Deus falou com Moisés por meio do fogo, e Deus fala com nós hoje por meio da nuvem que é o cristo, e por meio do fogo virtual do seu espirito.

    ResponderExcluir
  3. a nuvem protege do calor e por meio dela vem a chuva de bençãos, e o fogo destrói o mal e os pecados espalhados no deserto dos desejos da carne, sendo estes males as vaidades, e os manjares da idolatria deste mundo.
    o homem deve fugir do pecado, pois o mesmo leva a morte da alma, ou seja, leva ao esquecimento de Deus.
    quando o corpo morre, o pecado jaz no esquecimento e não havera lembrança de nada, assim é quando uma alma volta ao pecado ela jaz no esquecimento das virtudes anterior.

    ResponderExcluir